Apesar de ser expressivo, estamos tentanto introduzir as plaquinhas de sim e não para facilitar nossa comunicação, e a comunicação do Victor com as outras pessoas. Sim, tentando, e imaginei que seria mais fácil.
Ás vezes ele consegue utilizar as plaquinhas muito bem, e algumas vezes ele só quer brincar. Mas vamos continuar tentando, tentando e tentando... ainda é algo novo, ele vai explorar, experimentar, tentar do jeito errado e acertar...
As placas são utilizadas pelas crianças para informar se querem algo ou não de uma forma mais clara. Está sendo um pouco difícil introduzir essa nova ferramenta na comunicação do Victor, porque ele já estava acostumado a utlizar o olhar para apontar o que queria, mas o "não" era um pouco menos evidente. E como o olhar funcionava, ele acabava ignorandoo o "sim".
Muitas vezes tenho que forçar um pouco. Quando pergunto se ele quer brincar de novo, e ele só olha para o brinquedo e faz "uh" (que antes já era suficiente para simbolizar o sim), não começo a brincadeira até ele olhar para o sim e depois para o brinquedo. Aí ele entende, e toda vez que pergunto, ele olha para a placa e depois para o brinquedo, mas depois com outra atividade temos que começar tudo de novo.
O não ele entende quando mostro para ele indincando que ele não pode fazer algo, mas quando é para ele informar que não quer algo, é mais difícil.
Já conseguimos avanços, mas foram todos através de experiências em situações de "sim" e de "não" e tentativas.
Karla e Victor, estou adorando o blog de vocês.. Parabéns!
ResponderExcluirbjs